• Imagem 1
  • Imagem 2

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

H1N1 - Prevençao em Garanhuns




Regional de Saúde de Garanhuns orienta sobre a nova gripe AH1N1 Confira:

Com o objetivo de reforçar os cuidados necessários para evitar a proliferação da nova gripe, a Secretaria Estadual de Saúde por meio da 5a Gerência Regional de Saúde - Geres – com sede em Garanhuns, reuniu no auditório da regional, representantes das escolas públicas e de ensino profissional para prestar orientações sobre a Influenza A.

Participam do encontro a Secretaria de Educação de Garanhuns, Gerência Regional de Educação - Gere, Serviço Social do Comércio - Sesc, Conselho municipal de saúde,representantes de instituições de ensino superior, creches e dos quartéis da Policia Militar, Exército e Bombeiros da região.

Apesar de nenhum dos 45 casos confirmados de gripe A no Estado ser do Interior, é preciso um reforço das ações de prevenção para que outras pessoas não contraiam a doença. Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde da 5a Geres, Reginaldo dos Santos, muitos têm procurado a regional para tirar dúvidas sobre a doença ou pedir apoio para realização de ações. “Sempre quando solicitados, os educadores vão aos locais para falar sobre a nova gripe e orientar a população em relação aos cuidados necessários para evitar o contágio. Agora estamos reunindo todos para que, juntos, possamos reforçar o conhecimento passado anteriormente, de maneira isolada”, disse.

De acordo com ele, durante a ocasião, serão distribuídos materiais informativos e CDs com a apresentação sobre a gripe A. Além disso, os participantes assistirão a um vídeo que abordará medidas preventivas contra a Influenza A (H1N1). “Nosso objetivo é torná-los multiplicadores das informações que serão repassadas aqui. Vamos acompanhar também as ações que já estão sendo realizadas dentro das instituições e o que precisa ser melhorado”, afirmou Reginaldo.

As mesmas informações que serão repassadas às instituições de ensino foram abordadas durante encontro realizado na semana passada com profissionais da atenção básica e da vigilância epidemiológica dos 21 municípios que compõem a 5a Geres. “A cada atualização do protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde para Gripe A, nós elaboramos uma nota técnica e enviamos aos municípios. Essa comunicação é constante”, disse o coordenador. A 5a Geres recebeu do nível central da Secretaria Estadual de Saúde cinco kits de Tamiflu para o tratamento de casos suspeitos com síndrome respiratória aguda grave. “Nós informamos a todos os municípios sobre o repasse para que nos informem imediatamente sobre o surgimento de casos suspeitos, para que possamos administrar a medicação”, informou.


Um comentário:

 

©2009 Garanhuns a terra da garoa | -=Magic Red=- by Erick Produções e Anime Mark