• Imagem 1
  • Imagem 2

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Garanhuns comemora a Semana do Folclore



O folclore é a expressão de uma cultura. É a soma da cultura material, dos costumes e tradições de um povo expressos de diversas maneiras. Partindo desse conceito, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, vivencia no sábado, dia 22 de agosto, o Dia do Folclore, no Espaço Cultural Luiz Jardim, através de apresentações de Reizados e atividades culturais do CRAS Quilombo.

O evento também terá uma importância toda especial, pois objetiva, também, difundir o trabalho do artista popular e escritor Gonzaga de Garanhuns, que já está inscrito na categoria Mestres dos Saberes e Fazeres do Prêmio Culturas Populares, realizado pelo Ministério da Cultura, em nível nacional. “É importante que todos os garanhuenses percebam e compreendam a grandiosidade do trabalho desenvolvido por Gonzaga de Garanhuns para que possamos inserí-lo na concorrência desse Prêmio, que se configura como um dos mais importantes no segmento cultural”, registra a secretária de Cultura, Ivone Silva.

O Prêmio Culturas Populares 2009 - Mestra Dona Izabel - Artesã Ceramista do Vale do Jequitinhonha, promovido pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) está com inscrições abertas até o dia 28 de agosto.

A seleção das propostas será feita por uma comissão de avaliação composta por artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes do sistema MinC e de instituições parceiras, com atuação reconhecida no campo das expressões das culturas populares.

Para cada um dos 195 candidatos escolhidos, será destinado o valor de R$ 10 mil, totalizando um investimento de cerca de R$ 1,9 milhões em projetos culturais, que serão distribuídos entre as seguintes categorias: Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres, e Grupos e Comunidades Tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 Garanhuns a terra da garoa | -=Magic Red=- by Erick Produções e Anime Mark